voto em transito em 2022

Como Fazer Voto em Trânsito Nas Eleições de 2022

Considerada umas das eleições mais polarizadas de todos os tempos. As eleições para presidente, governador e deputados federal, estadual e distrital tendem a mexer com a cabeça dos brasileiros. 

No entanto, como acontece em todos os anos, milhares de pessoas não irão conseguir estar em suas respectivas cidades para exercer sua cidadania. Para isso, o TSE criou o “Voto em Trânsito”, que permitirá que pessoas participem da votação normalmente, mesmo estando longe de sua casa, desde que avisem a Justiça Eleitoral com antecedência.

O que é voto em trânsito do TSE?

Voto em trânsito te dá a possibilidade de fazer uma transferência temporária do seu domicílio eleitoral para outra cidade do Brasil, desde que o município tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados.
Ou seja, se o eleitor mora na Bahia e já tem uma viagem marcada para Fortaleza (CE) no dia da votação, basta informar que pretende votar em outra localidade e poderá participar da escolha para presidente da República. O voto em trânsito para quem vai apenas mudar de cidade dentro do estado lhe dá ainda mais direitos. Por exemplo, se o eleitor é  cadastrado em Porto Alegre (RS), mas estará em Pelotas (RS) no dia do primeiro ou do segundo turno, por ser dentro do mesmo estado, poderá votar em todos os cargos eleitorais em disputa da sua região.

Quem pode pedir voto em trânsito?

Qualquer cidadão brasileiro com suas obrigações eleitorais em dia com a justiça eleitoral.

Qual é o prazo para pedir voto em trânsito?

De acordo próprio site do TSE. O eleitor poderá solicitar o voto em trânsito até o dia 18 de agosto de 2022.

Como solicitar o voto em trânsito?

Até o momento, os pedidos só podem ser feitos por meio de atendimento presencial, basta se dirigir a qualquer cartório eleitoral. Infelizmente, não foi disponibilizado nenhum serviço on-line para indicar local de votação on-line.

Para mais informações:

Saiba mais sobre o voto em trânsito

Consulte as cidades com voto em trânsito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.