wifi 7

Wi-Fi 7: Será mais rápido e pode acabar com os cabos ethernet

Uma nova atualização implementada na tecnologia do wi-fi pode deixar os cabos de ethernet totalmente obsoletos. Apesar do Wi-Fi 6E ser veloz e atender altas taxas de transferência de dados em 2022. Demonstrações das próximas velocidades de transferência padrão do Wi-Fi 7 podem fazer com que empresas usem menos cabo para distribuir sua internet entre setores da empresa, por exemplo.

O que é Wi-Fi 7? Quão rápido será?

O Wi-Fi 7 é uma nova especificação para dispositivos Wi-Fi que atualmente está em desenvolvimento. É baseado na infraestrutura do padrão 802.11be, publicado em maio de 2021, que ainda não foi finalizado ou aprovado pela FCC – Federal Communications Commission.

Em testes realizados, a velocidade do Wi-Fi 7 impressiona e pode dispensar o uso de conexões com fio Ethernet para uma determinada classe de usuários domésticos e empresas. O Wi-Fi 7 pode teoricamente suportar largura de banda de até 30 gigabits por segundo (Gbps) por ponto de acesso, que é um pouco mais de três vezes mais rápido que a velocidade máxima do Wi-Fi 6 que usamos atualmente.

Atualmente, a tecnologia Ethernet com fio disponível que conhecemos atinge no máximo 10 Gbps, embora seja Atualmente, a tecnologia Ethernet com fio disponível que conhecemos atinge no máximo 10 Gbps, embora seja basicamente inexistente em residências. E velocidades mais altas (como Terabit Ethernet ) é possível apenas em data centers. Sua chegada em ambientes domésticos ou de pequenas empresas provavelmente está longe de acontecer. Portanto, para os usuários atuais, o Wi-Fi 7 pode substituir a necessidade de conexões com fio com velocidades jamais vistas em ambientes comuns.

O que podemos ter de novidade no Wi-Fi 7?

Além do potencial incrível de velocidade rápidas do Wi-Fi 7, espera-se que sejam incluídas outras melhorias notáveis. Confira abaixo:

  • Compatibilidade com versões anteriores: A especificação de em fase de testes do Wi-Fi 7 mostra compatibilidade com dispositivos que usamos atualmente nas bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, o que significa que você não precisará de dispositivos ou hardware totalmente novos para se conectar a um roteador com tecnologia wi-fi 7.
  • Menor latência: A especificação preliminar do Wi-Fi 7 visa “menor atraso e maior confiabilidade” para redes sensíveis ao tempo (TSN), que é essencial para computação em nuvem (e jogos em nuvem). Também é um requisito crítico para substituir as conexões Ethernet com fio.
  • Atualizações para 802.11ax: De acordo com a especificação preliminar, o Wi-Fi 7 oferecerá aprimoramentos diretos das tecnologias Wi-Fi 6, como largura de canal de 320 MHz (acima de 160 MHz no Wi-Fi 6), que permite conexões mais rápidas e tecnologia de modulação de amplitude em quadratura ( QAM ).

Quando o Wi-Fi 7 estará disponível?

De acordo com um comunicado de imprensa da MediaTek, empresa responsável pelo desenvolvimento da nova tecnologia, afirma que o novo padrão deve chegar ao mercado em 2023. Um artigo no IEEE Spectrum cita 2024 como uma data de disponibilidade em potencial. Enquanto isso, você já pode comprar roteadores que suportam Wi-Fi 7. A nova tecnologia será útil para você? Queremos saber sua opinião na caixa de comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.